Pular para o conteúdo principal

Faixa para gestante

 

Faixa para gestante

por Franciely Tsuchiya

Algumas concordam, outras discordam. Aqui no Japão é muito ultilizada e faz sucesso entre as japonesas. Muitas estrangeiras aderem mas a maioria das brasileiras se questionam.
Então o que é certo? Usar ou não usar a faixa para gestante? Conhecida por 妊娠ベルト (ninshin beruto - ver aqui) ou fukutai ou haraobi 腹帯 no Japão.
Vamos saber mais sobre esta faixa, como funciona e para que serve...
Seria mesmo um risco para o bebê?


A faixa ou cinto(a) para gestante, pode ser na verdade um acessório muito útil. E nem precisa, exatamente, ser algo especialmente feito para a futura mamãe, pois esta ideia surgiu na antiguidade, onde as mulheres grávidas cortavam roupas e formavam faixas compridas, o que as ajudava a se manterem ativas o dia todo, ajudando a aliviar o peso da barriga e reduzindo a sobrecarga sobre a coluna vertebral da gestante.

Existem diversos tipos de faixa, retas e anatômicas, e todas para um propósito.
A lombalgia, dor que perturba muitas gestantes, pode causar perda das capacidades funcionais. Exercícios de alongamento e a faixa para gestante podem aliviar tais dores, inclusive trazer uma vida mais saudável para a grávida (veja matéria aqui).

É preciso avaliar cada caso! Embora dificil de encontrar, existem grávidas que se dão bem sem usar faixas.

É possivel prejudicar o bebê?
Quando grávida é preciso ter cuidado para tudo, até mesmo o sentar e o levantar de uma grávida que, quando incorretos, podem ser muito prejudiciais.
Geralmente as faixa suporte para gestante são feitas de tecido elástico, para auxiliar em todo o progresso da gestação, se expandindo conforme o crescimento do bebê. Algumas são até mesmo de materiais (tecidos) antiestáticos, que oferecem até 98% de proteção contra ondas eletromagnéticas, como a tv, celular, rádio entre outros...

Todas sabemos que "Gravidez não é doença", diz a sabedoria popular. Mas quem é gestante, principalmente de terceiro trimestre, sabe bem que não é nada fácil a adaptação da barriga, ela chega a nos influenciar até na maneira de andar, e muitas coisas, que antes era muito faceis de fazer, se tornam quase impossíveis. E os problemas circulatórios da mamãe podem atingir o bebê.
Muitas brasileiras que trabalham no Japão, já levaram muitas queixas, de pernas e pés inchados, para os médicos japoneses. E tiveram que ouvir muito por isso.
Pesquisas mostram que pode ser, realmente, um problema.
Em solução a isto são indicadas as meias-calça para gestante, que costumam ser mais apertadas que as comuns. Mulheres que usam sapatos altos o dia todo, também são adeptas deste tipo de meia, para melhorar a circulação e prevenir varizes.

Muitas mamães, que achavam que a faixa poderia "machucar" o bebê, impedir o crescimento, disseram ter mudado de ideia após ler o livro: 'O que esperar quando se está esperando', que aborda de uma maneira explicativa o assunto.
Estas faixas subabdominal são de grande ajuda para todas que as usam. E comprovou não ser capaz de prejudicar o bebê.

Eu, particularmente, sempre usei faixa ou cinta elástica. Antes de engravidar, embora não fosse para mostrar, eu sempre valorizei minha cintura, que media apenas 55 cm. Passei quase que a gravidez inteira (quando digo inteira, quero dizer em cada mês usei alguma, mas não fazia disto uma rotina, não eram todos os dias) usando faixa. Ganhei meu bebê e ainda continuo a usar faixa, o que me concede uma barriga sempre sarada. E se não for fazendo isto não sei como conseguiria, pois exercícios são sempre bem-vindos mas tem hora em que é preciso ter algo apertando, corrigindo a postura, incentivando, para fazer dar certo. Na minha opinião não é preciso muito para estar sempre bonita, e vale a pena tentar para o marido (precioso amor). E também creio muito na funcionalidade destas faixas. Como ensina a famosa Brooke Burke, que mesmo no quarto filho está sempre bonita e divulga muito sobre a faixa (ver aqui).

No Japão, as japonesas também usam muito esta tática das faixas, desde antes até pós-gravidez.

Quando ganhamos o material de gravidez da prefeitura, vem um livrinho que fala um pouquinho sobre a faixa para gestante. Ela é indicada a partir dos 6 meses em ajuda a sobrecarga (coluna), postura, e outros...
A variedade dessas faixas se dá ao estilo diferente de cada mulher-mamãe-mulher. O antes e depois exigirá uma cinta mais firme, já o durante (gravidez) poderá ser uma adaptável. Todas sempre muito confortáveis, nada de sofrimento e dor. Ela é para auxiliar e até mesmo melhorar dores. Para quem ainda não está acostumada comece com uma mais larga e aos poucos vai se adaptando, com certeza funcionará.
Não é somente uma questão de gosto e vaidade sendo comprovado que a gordura abdominal é muito perigosa. É importante estar bem!

Ás vezes um abdômen apertado evita o relaxamento, distração e acúmulo de gorduras. E não precisa exagerar, existem pessoas que usam somente para educar o abdômen e depois acostumam a ficar com ele contraido não precisando mais usar faixa alguma. Além de ser somente uma ideia.

Aproveite!

Comentários