Pular para o conteúdo principal

AMAMENTAÇÃO

"Faço constatações e me preocupo com as pessoas que não querem saber a verdade, ouvir a opinião profissional e adoram receber apenas um afago e uma frase politicamente correta para não perturbá-los. E quando se trata de pediatria e de atenção às crianças, ando um pouco cansado de perceber que muita gente não quer ouvir da importância do aleitamento materno ou da necessidade de ficar com seus filhos, ou de dar carinho e afeto. É uma resistência tão grande que só quem , no dia a dia, cuida de bebês e de crianças e fala com seus pais percebe as dificuldades. Quantas pessoas tenho visto que , ao ler meus livros, ou perceber minhas sugestões no consultório, saem correndo . Querem ouvir que tudo bem, que essa coisa de amamentar é um exagero, é uma tentativa só de culpar as mulheres. E que isso, da criança terceirizada, no fundo é uma visão machista, conservadora e que só prende a mulher em casa. Meu Deus, apesar de tanto tempo e tantos anos, gostaria de achar um caminho menos espinhoso para ajudar essas crianças que ficam carentes. Os pais precisam se informar mais, os pediatras precisam encontrar tempo e incentivo para fazer uma puericultura adequada aos tempos atuais, com uma visão integral da criança. A puericultura é a pediatria da criança sadia, onde a prevenção, o apoio, o encaminhamento para um crescimento sadio são fundamentais. Vamos ver quanto tempo vamos conseguir estimular tudo isso. O que me alegra é que hoje, depois de mais de 45 anos, estou sentindo o mesmo que no passado quando quase só lutava em favor do aleitamento materno. Não foi fácil, e hoje que bom... estamos todos ai... lutando juntos... vamos torcer para acontecer o mesmo com a questão das relações familiares e da criança terceirizada." 

Dr Jose Martins Filho

Comentários