Pular para o conteúdo principal

Os valores diferenciados

Não gosto de, e nem queria, julgar as pessoas. Mas às vezes a minha cabeça simplesmente faz isso pra mim.

Eu queria desabafar sobre os valores de hoje em dia, os valores que vivemos.
Na verdade eu queria falar sobre os valores que poderiam (ou até estão) fazendo a diferença neste mundo.
Existem alguns!
Mas, diferença pra bem ou pra mal?

Hoje, ao levar meus filhos à escola, chovia muito em Curitiba.
Eu posso estar errada mas você pode (e deve) fazer a diferença (PRA PEQUENOS DETALHES DE VALOR) na vida de seus filhos.

E aí que vi um pai, que eu sei que é batalhador, levar seu filho de bicicleta com uma capa de chuva grande. A criança, sentada na cadeirinha, permanecia quietinha debaixo do plástico, enquanto o pai pedalava a caminho da escola.
E vi também uma mãe, que mora 1 quadra da escola (uns 300 metros), num edifício elegante com muitos quartos, enfiar seus filhos dentro de um táxi.

Eu sei que a mulher pode pegar quantos táxis ela quiser. Que bom pra ela!

Assim eu tô reparando a maioria das mães nesta cidade.
Mães que levam a mochila dos filhos todos os dias.

Hoje pra sair de casa foi todo um preparo; as crianças ganharam a mochila, de rodinhas, nas costas, ganharam chinelos, e cada um um guarda-chuva. Eu ensinei que cada um era responsável pela suas próprias coisas, que segurasse o guarda-chuva o mais forte que pudessem, e que protegessem a mochila nas costas. Que protegessem o corpo dos carros nas poças, virando o guarda-chuva (isso é Brasil, né), e que não importava molhar os pés mas que pisassem macio para não levantarem água nas pessoas.
Nós ensaiamos tudo, eu mostrei como deveria ficar o guarda-chuva, como passar pela pessoas, virando o guarda-chuva.... eu ensinei o que pude.

Levei a minha mochila na costas, com pano pra secá - los ao chegar na escola, com as meias e os tênis...

E então eu me pergunto: custa?
Custa tanto criar um cidadão?

Se a mãe tem dinheiro e não tem tempo pra essas "besteiras", que não me venha com chorumelas, que pague um professor particular pra criança ter aulas em casa. Isso já é legal no país. E que a sociabilidade dessa criança seja no clube.

As demais mães acredito que não façam por falta de informações, por despreparo social... por falta de reflexão mesmo.
Vida corrida 'o caramba', as pessoas complicam suas vidas porque querem. Se parassem pra pensar mais, não seguiriam a "boiada".

Eu não gastei 5 minutos pra prepará - los pras aulas. E só precisei sair 10  minutos mais cedo pra que pudessem andar mais devagar (e pelas intempéries mesmo).

Mandar criança sem arrumar o cabelo só porque é criança? Fedida?
Meninas de cabelos soltos?
Com jeans? Chinelos? Jóias?
Pro cigarro e pra bebida, pra churrascada de final de semana, tem mas pro uniforme não.
Pais que ficam chorando só porque a escola é municipal.
ORA, POR FAVOR!

E você que está lendo, vai anotando os motivos do país ser o que é.
A maioria tá nem aí!

Comentários