Pular para o conteúdo principal

Vacina BCG Japonesa

 

Vacina BCG Japonesa

por Franciely Tsuchiya

Eu vou contar um pouco de como funciona a BCG japonesa e como ela reagiu no braçinho do meu filho Ben (um caso de infecção).
Para as mamães que ainda não sabem como é poderem conhecer, e para as mamães que passam pelo mesmo problema com medo, poderem ficar tranquilas e seguras!

A BCG é a primeira vacina que a criança recebe. Confesso que não sei nada sobre como isto funciona no Brasil, pois cheguei no Japão ainda adolescente e faz uma década que moro aqui. Tive meu primeiro bebê aqui, e muito antes disto não me lembro de muitas funcionalidades referentes ao Brasil. hehe

Bom, na foto está a Clínica que frequentamos (eu e o Ben).
O prédio todo se chama Medical center, pois possui vários ramos da medicina, não somente GO (ginecologia & Obstetricia). 


Esta é minha médica, e que médica! Excelente pessoa também!
Kaoru Kawaguchi - Kawaguchi sensei.
Algumas meninas da materna a conhecem! E sabem que a clínica é do estilo humanizada!


Então, aqui no Japão, a BCG é um carimbo com 9 pinos, apertado sobre o braço direito da criança (a partir dos 3 meses) por 2 vezes. Antes de tudo, o braço é desinfetado e depois coloca-se gotas da vacina (foto) no braço da criança, esfréga-se (o carimbo na vacina) e por último carimba-se (2 vezes) , formando 18 furos (a cada 3 na horizontal e 6 na vertical). Os pinos são para permitirem a entrada da vacina.
Dizem ser a pior vacina, mas o Ben não chorou, por incrível que pareça, nem quando ela forçou o carimbo da segunda vez.
São pinos bem curtos!



Foto de meu pequeno Benjamim e seu braçinho quando a vacina começou a ter reações.


Agora a parte que assusta muitas mamães:
Em muitas crianças a vacina BCG tende a piorar, infeccionar e se tornar uma ferida feia. A infecção parece ser grave, enche de pus e cheira mal. Mas não se deixe abalar por isto! Não precisa ir ao médico!
Com o Ben foi exatamente assim, da pior maneira que poderia ser!
Somente o primeiro buraquinho à esquerda não abriu. Em muitos casos a vacina toda fica bem assim!



Eu já conhecia casos assim (de arruinar) e estava preparada. Em todo tempo me mantive calma para meus afazeres com o pequeno. A cada banho retirava toda a impureza (todo dia após o banho ficava aqueles enormes buracos com a saída do pus) e NUNCA passei NADA! Nem uma coisinha caseira que seja! Quando digo nada é NADA, ok? hehe
Ah! Outra coisa, tem que usar regata!
Com manga, a gente não vê qual braço é, não sabe qual pode tocar a vontade, não toma ar para secar rápido e ainda cola no tecido. Mas é uma época de curtos passos, fazer tudo beeem devagar a cada momento. O Ben NUNCA chorou por causa deste braço! E nem febre e nem NADA! Acho que ele nem sabia que tomou vacina! hehe
Se a gente não encosta, não doe nunca! Mas às vezes implica em não sair de casa esperando sarar!

Vamos ao processo de cura: (no pior dos casos)

1. Após a vacina ficam só os buraquinhos e demora muito para ficar cada buraquinho com bolinha amarela.
2. Depois as bolinhas vão virando pus e começa a encher.
3. O pus sempre sai em cada banho e fica somente o buraco.
4. Os buracos ficam sempre grande mas vão formando pequenas cascas.
5. Mesmo com casquinhas, amolecem no banho.
6. As casquinhas ficam mais fortes ou começa a sarar de dentro para fora, vai formando pele.
7. E então, inacreditavelmente parecendo não sarar nunca, sara! Sara muito bem!



Depois a gente vê aqueles buracos grandes da marca da vacina nas crianças japonesas e concorda (antes de passar por isto) que deve ser a pior vacina, mas não, não é! É uma vacina boa e segura!
O pior são as agulhadas das outras vacinas depois... que exige penetrar toda a agulha pele adentro. Daí eles choram! hehe

Comentários