Pular para o conteúdo principal

Mas TUDO PASSA!

E ainda bem, né?!

Existem momentos e MOMENTOS. 
E é incrível como pode acontecer mil coisas boas, mas acontece uma ruim e marca a gente. 
Não é?!

Mas o ‘tudo passa’, neste caso, é para citar coisas que foram até boas: o Japão na minha vida. 

A cada dia que passa o Japão vai ficando mais distante em meus pensamentos. 
Não em minha vida, pois esse lado japonês é muito presente em meus dias. 
Tenho filhos que gostam muito do Japão; um filho que nasceu lá, uma filha que não vê a hora de poder ir para lá; sendo apaixonada por tudo que se relaciona, inclusive faz curso do idioma e cultura, e até cogita casar com um nativo de lá. 

O que quero dizer dessa distância que sinto daquele país, é o fato de me sentir estranha quando lembro dos muitos anos que morei por lá. É como se tivesse acontecido em uma outra ‘era’, em outra vida. 
Não sobre o sentimento que tenho de tudo!
Se eu fecho meus olhos, posso me lembrar perfeitamente dos sentimentos, dos gostos, dos cheiros…
E eu amo demais o Nihon!!

Mas tudo passa!
Tudo sempre passará!

Só que diferente da música do Nedson Ned, muita coisa fica! Muita coisa mesmo!
A não ser que esse ‘fica’ esteja relacionado ao verbo passar. Porque aí realmente é mesmo muito difícil algo ficar o tempo todo ou ficar para sempre. 
Nada fica porque tudo sempre está em constante mudanças e evoluções. 

O Niponzinho de meu Deus, foi um divisor de águas em minha vida!
Agora, para mim, não existe ‘fui morar fora por um tempo e voltei’. Para mim é: vida antes do Japão. E vida pós Japão. 
Pois o Japão foi algo único e incomum em minha vida!

Talvez eu não pensasse assim se tivesse sido alguns outros lugares. 
Mas o Japão é um lugar à parte!
E com certeza não sou a única a pensar assim. 
Tudo no Japão se difere muito do Brasil!
Fazendo, automaticamente, ser um lugar único! Um outro lugar! Parece um outro planeta!

Então eu vejo hoje pessoas conhecidas e aleatórias morando no Japão e, ao mesmo tempo que vem aquela nostalgia, vem aquele sentimento de não pertencer mais àquele lugar. 
Só que eu já pertenci!
Eu já fui parte de tudo aquilo!
Mas é aí que vêm as lembranças. Se fazendo parecer que foi em outra vida. 

Tudo passa!
Mas têm coisas que parece que eu não queria deixar passar. 

O tempo passa e a gente muda muito. 
As coisas ao redor muda muito. 
E, apesar de ser maravilhoso evoluir, é complexo!

Ontem eu morava lá, tinha uma vida totalmente diferente… e o olhar sobre as coisas mudam. 
Você amadurece e acha isso muito bom. 
Mas começa a olhar a vida de uma maneira diferente. E é a mesma vida de sempre; é você. 

Foi bom viver esse momento único na vida!
Mas confesso que aquela época não parecia ser eu. 
E, de fato, não era! Eu sou eu agora. 
E vou morrer querendo viver este meu agora lá naquele passado. 
Pois a gente sempre pensa que poderia ter aproveitado melhor. 


Comentários