Pular para o conteúdo principal

Lampejos & Cognição Cerebral


Ó lampejos de minha vida...
... por que persegues-me tu?


Geralmente acompanhados de clarão e muitas recordações. Eles não são recentes, só mudaram de intensidade.
Recentemente pude presenciar um que acabou com os meus olhos por durante 17 horas e meia. Foi o pior que já havia vivenciado.
O lampejo foi com relação as cicatrizes corporal desta vez, todas que tenho na vida.
Então todas as cicatrizes que tenho começaram a coçar. A dos olhos (da cirurgia que fiz e foi retirado, e depois colado de volta, o 'flop' para penetrar o laser) e a da cesárea foram as piores. MeoDeos, é desesperador. Foi muito pior desta vez!

Imagine que seu cérebro é incomum e está tentando lidar com o comum visitando o desconhecido. É bem assim que acontece. Mas eu demorei muito tempo para ter reais consequências; as de dor, medo, angústias, comportamento sexual aguçado entre tantas outras coisas.
Foi só quando eu me envolvi de verdade que consegui entender muitas outras coisas.
Como por exemplo: eu achava que sendo tão sexualmente ativa eu precisava me afastar de informações para não piorar, e demorou um tanto assim para perceber que quanto mais eu me envolvia eu aprendia sobre mim mesma, sobre como me controlar.
Vale para todos os problemas que tive até hoje com relação ao meu cérebro, de como ele sempre funcionou.

Vamos a um exemplo, bem concreto, que meu próprio terapeuta mór me disse:

se você estiver achando difícil com o gif do blog tente AQUI


Qual é o seu lado predominante do cérebro?
Direito ou Esquerdo?

Se você vê a mulher girando  no sentido  horário,  significa  que  trabalha  mais  o lado direito do direito cérebro.  Se,  no entanto,  você  a  vê  girar  no  sentido anti-horário,  utiliza mais o lado esquerdo do cérebro.
Ao formular mentalmente questões matemáticas (que usam o lado racional do cérebro,  o esquerdo) imediatamente ela muda o sentido de giro para anti-horário.  Se começar a cantar,  nova mudança para o sentido horário (cantando você usa o lado direito, subjetivo, artístico).

Agora imagine que para mim parece ser tudo ao contrário!


O mais interessante  nessa fórmula é que é possível ver o instante em que ela pára e muda o sentido de giro. Só depende da ação do seu cérebro.  E as alternâncias provocadas pelos focos em temas objetivos e subjetivos sempre funcionam conforme indicado no segundo parágrafo.


O lobo esquerdo do cérebro interpreta literalmente as frases ditas, já o lobo direito percebe a intenção oculta de quem fala.  O esquerdo entende pelo aspecto lógico, racional e sequencial e o direito compreende aos saltos, tem insight e visão holística.

O lado esquerdo do cérebro sabe situar-se dentro do tempo e procura situações seguras, já o lado direito abstrai-se do tempo e gosta de se arriscar.  Para o hemisfério direito não existe a expressão “perder tempo”.  O esquerdo costuma imitar, representar, fingir;  o direito é criativo e autêntico.  É o que é. Por ser racional e crítico, o lado esquerdo do cérebro não se aventura a criar, inventar, sonhar.  Prefere a segurança do conhecido, do lógico, do aceito pela sociedade em que vive.  Já o lado direito solta a imaginação, viaja pelas asas do sonho, cria, inventa, recria e assume ser livre. O esquerdo é linear, objetivo, usa o conhecimento de forma dirigida, sequencial, analítica, convergente; o direito é não-linear, subjetivo, utiliza o conhecimento de maneira livre, múltipla, holística e divergente.


Quem estiver interessado no assunto, tem um artigo muito interessante:



Estrutura dos Neurônios - Sistema Nervoso - Cérebro

Comentários