Pular para o conteúdo principal

Enc: Novela

Quem me conhece sabe que nunca gostei. De nenhuma.
Sempre achei um atraso na vida dos brasileiros. E sempre incentivei à: leituras, canais construtivos, boa programação, e tudo mais...

Mas eu já assisti. Várias. Como todo brasileiro. Né!?

E uma especificamente me marcou demais: história de amor. (agora reprisando há 1 semana no canal 'Viva')

Dizem que a novela tem que parecer com a vida real. Essa além de parecer (até em detalhes como por ex. comer falando e levantando, interromper falando, e fazendo outras coisas junto - isso que é novela então) ainda mexe com os nossos sentimentos bons. Porque não é qualquer pessoa para agir de bom coração com a mulher do homem que ama.

As novelas de hoje incentivam à violência, os finais são cheios de vigança, as pessoas torcem por coisas idiotas como: tapa na cara, beijo gay, derrubar da escada, espancar, maltratas, descobrir (revelações bombásticas - geralmente coisa ruim)...

(Só abrindo um parênteses pro beijo gay, que isso pode até me trazer um problema: seja homo ou hétero na tv, beijar de língua é nojento. E lembrando que nem todo gay precisa de coito para ser feliz. Pode-se mostrar diversas realidades gays na tv, porém o que é normal é mostrado de forma neutra, não fica previlegiando uns ou outros. Enfim.)

Daí que mesmo assim eu vou listar novelas que fizeram sentido pra mim:

1. História de Amor
2. Por Amor (que foi uma "continuação")
3. Rei do gado

Mas nenhuma é tão boa quanto as novelas japonesas. Especialmente 'Um litro de lágrimas'.

* Adorei quando a Helena apoiou a Joyce sobre a gravidez, as palavras que disse é de encher o coração de qualquer filha; adorei a atitude da Sheila com a Paula, mesmo ela brigando e afirmando mentiras; adorei ver o Carlos omitir a gravidez da Joyce pro Assunção que ainda não sabia, mas sem mentir - enfim, atitudes tão lindas que não se vê mais, pouco menos em novelas modernas.

Provavelmente eu ainda compre a coleção em DVD.

Comentários