Pular para o conteúdo principal

Desescolarização

Um baita palavrão que, definitivamente, agora, faz parte da minha vida
com as crianças.

Eu sempre quis educar em casa, mas entre querer e fazer a distância é grande.
Eu achei que era mais fácil!

Na verdade é até mais fácil do que se parece, mas as ideias são tantas
que o esquema é não focar num ideal.

Eu já lia muito sobre educação domiciliar, já procurava saber. O
problema é que existe uma diferença gritante quando a criança chega na
idade escolar; aí bate um desespero, medos, dúvidas...

E eu tinha lido muito sobre o 'homeschooling', mas sobre o método
'unschooling' eu mais sabia de nome.

É tão diferente quando a gente precisa (necessita).
Eu jamais pensei que 'meu filho' me ensinasse sobre a desescolarização
- aprender sem o ritmo de uma escola.

Aí essa semana entrei mais a fundo nos textos de Ana Tomaz. E tem
muita, mas muita coisa!

E eu estou me sentindo aquela grávida que a pouco tempo do bebê
nascer, procura saber sobre parto.
São teorias novas (velhas) demais pra minha cebaça. Coisas que agora
eu necessito saber para não só aprender como ensinar. E não só ensinar
como me defender dos ataques do sistema.

A jornada é longa!
O caminho é extenso mas eu nem quero voltar atrás, aliás, nem teria pq.

Comentários