Pular para o conteúdo principal

Gatinho sem mãe..

Bom, eu decidi fazer esta postagem pq encontrei um gatinho jogado (no mato, sem a mãe, e recém-nascido) e não encontrei informações 'unidas' de como cuidar dele; cada site me ensinou uma coisa, e mesmo assim faltou.

Então aqui pode facilitar a vida de muita gente que ainda pode passar o que eu passei.

De maneira bem resumida (acredite), simples, direta e eficaz, lá vai:

- Avaliar o estado do bicho. Ver se está tudo bem, se não precisa de curativo e/ou tratamento de primeiros socorros, essas coisas. Às vezes vai precisar de soro (pedialyte) e/ou glicose de amido (pra dar um ânimo). Veja se há respostas primeiro.

- Comprar soro (caseiro, de fazer 1 litro - sempre uma boa pedida para hidratar - pode ser o mesmo usado por humanos) e leite para recém-nascido humano, especial, que seja bem nutritivo mas com baixa lactose. A minha escolha foi Aptamil AR (anti-regurgitação) da Danone. Custou R$23,00 reais (isso pq estou no litoral - mas dura o mês todo).

- Comprar 1 seringa para dar 1 ml de soro toda tarde. Espirra na boquinha.

- Comprar uma chuquinha para dar de mamar. Que funciona assim: os primeiros 5 dias é só forrar o estômago a cada 3 horas (uns 10ml da chuquinha sinta-se feliz). Com o passar dos dias a criatura começa apresentar desenvolvimento e automaticamente vai mamando cada vez mais (com 1 mês vai mamar no máximo 30 ml - as mamadas diurnas continuam de 3 em 3 horas mas as noturnas pode fazer um esquema de tentar alimentar bem 1 da manhã, por exemplo, e depois só às 6 da manhã).

- Use um algodão ou gaze para fingir que é uma gata lambendo o filhote. Umedeça em água morna e passe no gatinho por inteiro. Passando nas genitais ele fará as necessidades fisiológicas instantaneamente, portanto aproveite para fazer isso em cima do lugar onde já quer que ele aprenda a fazer qndo sair, da caminha, para procurar um local para essas necessidades.
A minha opção foi a fralda descartável (cortando o elástico e deixando aberta perto da caixinha da cama - areia faz muita bagunça, mas depois que cresce a argila em torrões especiais é ótima pedida).

- Coloque uma cobertinha dobrada em quatro e com a ponta, que ficou, puxada ao contrário da outra, caso ele queira se enfiar por baixo, tendo a opção de ficar por cima ou por baixo (por mais ou menos frio). Tenha mais uma para troca, no início pode escapar um xixizinho se quiser colocar outra fraldinha aberta...

* As opções que dou são as mais práticas. Pode não parecer barata mas é uma opção amena; muitos bolsos poderiam salvar um filhote assim.
Mesmo assim se baseando em mim dá para reajustar. E aí tbm existem diversos sites com dicas, que foram os que me ajudaram. Embora na realidade seja mais o que eu digo. Cuidar de um filhote não é nada difícil, na verdade o que mais precisa é amor e dedicação.

- É realmente preciso acordar no meio da noite, quem sabe até dormir com o bichinho ao lado. É preciso oferecer o teu chamego, o teu colo, o teu carinho. Ele é um bebê! Todo filhote precisa disso pra sobreviver, o resto são meros detalhes.
Com o tempo vc molda o bichinho a conseguir fazer tudo como vc quer.

- O objetivo é desenvolvimento. Então o bichinho só vai mamar e dormir mesmo. E conforme vai ficando mais fortinho, vc vê que os reflexos se aguçam, que o instinto se aflora...
Ele (ou ela) vai querer brincar um pouco, e se cansar um pouquinho, antes de dormir de novo, então aproveite para levar ao sol, pra dar bolinha (pode ser de meia), pra incentivar a se exercitar.

- As patas vão descascar e ficar mais fortes.
Cuidado onde o filhote pisa; piso molhado, frio, sol (quente demais)... teste tudo nos seus dedos antes de colocá-lo.
O gato mia mas forte em situações de risco, em geral o miado é só reclamandinho mesmo. rs
Mas o certo é não miar nunca. Ele faz algum barulhinho qndo é pegado, apertado, qndo vai descer ou subir, qndo quer chamar e qndo já quer mamar. Mais é mais quieto que miando. Se mia muito algum problema tem!

- Filhote (gato em geral) coça muito as orelhas. Não esqueça da gaze úmida para estar tirando as sujeirinhas, e sempre procurar por pulgas (em filhotes elas são brancas - pulgas filhotes). Nunca use um cotonete. E nunca deixe de imitar a gata. Afinal, limpeza de gato não é a mesma dos humanos. Algumas lambidas já está ótimo.
Não é à toa que o nome já diz: 'banho de gato'. hehehe
(não precisa limpar muito)

- Se decidir cortar as unhas deve ser com um alicate, e só as pontinhas meeesmo, somente, minimamente, as pontinhas brancas.

- Nunca pegue um filhote de qker jeito. Eles miam muito pq morrem de medo do desconhecido e daquele vai-e-vem que dão frio na barriga. Ao tirar do chão, ao colocar, na hora do mama e tudo mais... pense no respeito ao bichinho, não deixe ele se sentir num 'bodyjump', pense no conforto. Imagine vc sendo pega(o) por um gigante. ;)

- Faça o leite fresco, pois deixando na chuquinha ele engrossa (azeda - ele pode estar negando e vc achando que o problema é com o bicho). A minha dica é medir água até 20 ml, colocar num outro potinho e colocar meia medida da que já vem nessa lata de leite (a da minha escolha em questão) e mexer com um garfinho (vc não sabe o qnto que facilita usar um garfinho), mexa bem e volte à chuquinha.
Escolha um potinho com bico, que facilita e muito colocar o leite na mamadeirinha.

- Água só use filtrada (de preferência mineral - que ajuda ele a ficar fortinho de minerais) e sempre temperatura ambiente. Nunca precisaria esquentar nada, mas atente sempre para temperaturas extremas. Num calorzão insuportável pode-se usar borrifador de água para dar algumas espirradinhas nele de vez em quando, e mais sorinho na goelinha. Até colocar a xuquinha na geladeira um pouquinho sem problemas. Já no friozão ter água morninha e mais calor humano e tal...
Tudo sempre depende de todo o resto.
Só nunca use água da torneira, pois ela tem Hpylori (a única bactéria que sobrevive no estômago), a não ser que vc ferva a água.

- Cuidado com o nariz do bichinho; é muito pequeno e eles sentem muito por tudo; se afogam fácil, sentem mais o cheiro das coisas, mais frio do chão...
Cuide onde será a cama, onde ficará, os produtos que vai usar e coisa e tal...

E por último aproveite um crescimento saudável com muita paciência.

Acredito muito que seja a melhor maneira sem depender de um médico e tal, principalmente qndo não se pode. São muitos os casos que é preciso agir logo, que não se tem por onde.
Eu, por exemplo, estou em um lugar meio afastado e sem ajuda. Não é fácil mas tbm não é difícil!

O próximo passo é introduzir boa ração (escolha uma sem sal - Golden, sei lá), pra filhote, esmagada nesse leite, depois passar para água morna na ração e aí então a ração. É um processo!

E Boa Sorte!

Comentários